Conteúdo Programático



Módulo 1 – Fundamentos da Arte de Contar Histórias na sociedade atual

Professor Responsável: Professor Mestre Giuliano Tierno de Siqueira
 Titulação: Mestre em Arte e Educação
Área de formação: Artes.
Disciplinas
Aula Inaugural





Disciplinas a serem cursadas
1. Fundamentos da Arte de Contar Histórias
2. Poética e retórica do corpo na narração oral
3. Uma comparação do Mito nas sociedades tradicionais e rurais e nas sociedade urbanas contemporâneas
4. A narrativa em cena
5. Estética da Recepção
6. SEMINÁRIO ESPECIAL 1 (Intercâmbio de experiências territoriais da renovação do conto no cenário contemporâneo)
7. SEMINÁRIO ESPECIAL 2 (Intercâmbio de experiências territoriais da renovação do conto no cenário contemporâneo)


Ementa do módulo: Toda tradição está amparada por fundamentos que a consolidam e a fazem ter a existência como se apresenta em sua contemporaneidade. Desde o final da década de 1960, no Brasil, mais especificamente nos grandes centros urbanos, o fenômeno narrativo foi retomado de maneira pungente e diversos espaços culturais, educacionais e sociais ocuparam-se dessa arte milenar para partilhar das mais diversas experiências. Experiências por vezes, atreladas ao entretenimento, à diversão, à reflexão e por vezes, a interesses escusos e duvidosos, associando a narrativa a práticas de persuasão e convencimento de sistemas ideológicos diversos: mercadológicos, religiosos, etc. A linguagem teatral absorveu a narratividade e o teatro também trouxe para o seu jeito de fazer, para a sua linguagem, aspectos da narratividade oral. Outro fenômeno importante a ser observado é a transfiguração das bibliotecas escolares e públicas que trouxeram para o centro do debate a importância de um acervo mais acessível ao público e a real necessidade de um mediador de leitura, o contador de histórias passou a ser a principal figura nessa mediação. Ao mesmo tempo a sua atuação tornou-se objeto de críticas em abordagens específicas do campo da mediação de leitura, sobretudo em relação a presença ou ausência do objeto livro. Numa explosão de profissionais da palavra que atuam no teatro, em bibliotecas, nos espaços culturais e comerciais e até mesmo corporativos, entendeu-se como necessário a criação de um espaço para pensar com vagar nos fundamentos que regem a atuação com a palavra, daí o surgimento da disciplina Fundamentos da Arte de Contar Histórias. Evidentemente tal espaço esgotará as questões em torno dos alicerces que oficializam o contador de histórias na contemporaneidade, contudo poderá abrir uma clareira para que outras questões possam surgir. O aprofundamento da discussão acerca do compromisso que o narrador deve ter com a palavra falada, seja ela lida ou memorizada, seja ela em estado de solidão ou acompanhada de artefatos cênicos é de vital importância para a qualificação da arte narrativa. A esse aspecto hora intitulado de “compromisso”, o que se ambiciona explicitar são os seus fundamentos e como tais pensamentos vinculam a palavra àquele que com ela lida.


Referência Bibliográfica (básica e complementar):

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.
BAJARD, Èlie. Da Escuta de textos à Leitura. São Paulo: Cortez, 2007.
_____________ Caminhos da Escrita: Espaços de Aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2003.
_____________ Ler e Dizer. São Paulo: Cortez, 1999.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
________________ Aula. São Paulo: Cultrix, 2008.
________________ O grau zero da escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
________________ O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 1987.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
___________________ Uma voz vinda de outro lugar. Rio de Janeiro: Rocco, 2011
CASTELLO, e MÁRSICO. Luis A. e Claudia T. Oculto nas palavras. Dicionário etimológico para ensinar e aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 1992.
DERRIDA, Jacques. A Escritura e a Diferença. São Paulo: Perspectiva, 2009.
FLUSSER, Vilém. A Escrita. Há futuro para a escrita? São Paulo: AnnaBlume, 2010.
_______________ A dúvida. São Paulo: AnnaBlume, 2011.
ABREU, Luís Alberto de. A restauração da narrativa. In: O percevejo, Rio de
Janeiro, ano 8, n. 9, 2000.
, Amadou Hampatê. A noção de pessoa entre os fula e os bambara. In: Aspects de la Civilization Africaine, Paris: Présence Africaine, 1972.
___________________. A tradição viva. In: História Geral da África. Unesco/Ática, s/d.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BARBOZA, Juliana Jardim. Vestígios do dizer de uma escuta (repouso e deriva na palavra). São Paulo, CAC-ECA-USP. Tese de doutorado. 2009
____________ O ator transparente: o treinamento contemporâneo com as Máscaras do Palhaço e do Bufão e a experiência de uma peça: Madrugada. São Paulo, CAC-ECA-USP, Dissertação de mestrado. 2001.
BARBOZA, Juliana Jardim e JANUZELLI, Antonio. Procedimentos metodológicos do trabalho do ator de teatro: primeiras investigações. São Paulo: LINCE-ECA-USP, 1999-2000.
PUPO, Maria Lúcia. Palavras em jogo. Tese de livre-docência, CAC-ECA, USP, São Paulo, 1997.
ABREU, Luis Alberto de. A restauração da narrativa. O Percevejo, Rio de Janeiro, ano 8, n.9, pp. 115-125, 2000. 
BAUMAN, Zigmunt. O mal-estar na pós-modernidade. Trad. Mauro Gama e Cláudia Martinelli Gama. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. pp. 121-141
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. Obras escolhidas. 1 v. pp. 114-119; 165-196
BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Trad. Fiama Paes Brandão. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. pp. 89-112; 125-166;
LEITE, Lígia Chiappini Moraes. O foco narrativo. 11ª. edição. São Paulo: Ática, 2007. pp. 25-70
ROSENFELD, Anatol. Teatro épico. 4ª. ed. São Paulo: Perspectiva, 2002. pp. 15-38
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007. pp. 45-87
YATES, Francis. A Arte da Memória. São Paulo: Editora Unicamp, 2007.
BACHELARD, G. A poética do espaço. In: Os pensadores. São Paulo, Abril Cultural, 1978.
JUNG, C.G. Tipos psicológicos. Petrópolis, Vozes, 1991. (Obras selecionadas v.VI).




Módulo 2 – Recursos técnicos do Contador de Histórias
Professor Responsável: Professora Mestre Letícia Liesenfeld Erdtmann
 Titulação: Mestre em Comunicação e Artes.
Área de formação: Artes.
Disciplinas




Disciplinas a serem cursadas
1. Ateliê da Voz
2. O uso de objetos na performance narrativa
3. Laboratório de Produção de Canções
4. A corporeidade da palavra e a tatilidade do dizer do corpo
5. Performances Narrativas: o corpo, o objeto, o texto
6. SEMINÁRIO ESPECIAL 3 (Intercâmbio de experiências territoriais da renovação do conto no cenário contemporâneo)
7. SEMINÁRIO ESPECIAL 4 (Intercâmbio de experiências territoriais da renovação do conto no cenário contemporâneo)

Ementa: Como as ferramentas primordiais da narração oral se apresentam e podem ser vivenciada pelo contador de histórias na prática do seu ofício. Como se dão seus funcionamentos desde os processos mais simples até aos mais complexos. Uma abordagem prático-teórica de aspectos concretos ligados à respiração, emissão vocal, articulação, colocação vocal, ressonadores corporais, controle respiratório, tessitura vocal, timbre, extensão vocal, corpo da voz, o uso de objetos e suas significações simbólicas, a criação e composição de canções narrativas, etc. Também serão desenvolvidas reflexões sobre cada tema e técnica trabalhada.

Referencial (básico e complementar):

AMARAL, Ana Maria. Teatro de Formas Animadas. São Paulo: Ed. Edusp, 1998.

AZEVEDO, Sónia Machado de, O Papel do corpo no corpo do actor, São Paulo, Editora Perspectiva, 2002.

BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e o não ator, Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1987.
________ Jogos para atores e não atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos cooperativos: se o importante é competir. O fundamental é cooperar. Edição renovada – Santos, SP: Projeto Cooperação, 1997.
CAVALLARI, Vania Maria (Org.). Recreação em Ação. Ícone Editora. São Paulo. 2006. ______________________________ E Vinicius R.; ZACHARIAS, Vany. Trabalhando com recreação. 9. ed. São Paulo:  Ícone Editora, 2010.
FRIEDMANN, Adriana...(et al.). O Direito de Brincar: A Brinquedoteca. São Paulo. Editora Scritta: ABINQ. 1992.
CHACRA, Sandra. Natureza e sentido da improvisação teatral. São Paulo: Perspectiva, 1983.
GIRARDELLO, Gilka. Baús e Chaves da narração de histórias. Florianópolis: Ed. SESC Santa Cantarina, 2003.
JUNG, C.G. O Homem e seus Símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1964.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1984.
MACHADO, Regina. Acordais – Fundamentos teórico poético da arte de contar histórias. São Paulo: DCL, 2004.
MATOS, Gislayne Avelar. O ofício do contador de histórias. São Paulo: Martins Fontes, 2007. ______________________ A palavra do contador de histórias. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

POUND, Ezra. ABC da Literatura. São Paulo: Cultrix, 2006.
REVERBEL, Olga. Teatro na escola. São Paulo: Scipione, 1989.
________ Jogos teatrais na escola. São Paulo:  Scipione, 1989.
SPOLIN, Viola. O jogo teatral no livro do diretor. São Paulo: Perspectiva, 1999.
_________Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1987.
TATIT, Luiz. O Cancionista. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.
___________  Semiótica da Canção. São Paulo: Editora Escuta, 2007.
TIERNO, Giuliano, (org.) A criança de seis anos: reflexões e práticas. São Paulo. Editora Meca: SIEEESP – Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo, 2008.
______________________ A Arte de Contar Histórias Abordagens poética, literária e performática. São Paulo. Ícone Editora, 2010.
WISNIK, José Miguel. O Som e o Sentido. São Paulo: Companhia das letras, 1989.

 


Módulo 3 – Formação de repertório
Professor Responsável: Ângela Castelo Branco Teixeira
 Titulação: Mestre em Educação.
Área de formação: Educação e Linguagem.
Disciplinas




Disciplinas a serem cursadas
1. Literatura Infantil e narração oral
2. O livro, o silêncio e a textualidade do Contador de Histórias
3. Contos Tradicionais do Brasil
4. Contos Tradicionais da Grécia Antiga
5. Contos Tradicionais da América Latina
6. Contos Tradicionais da Europa
7. Contos Tradicionais das Áfricas
8. Contos contemporâneos
9. SEMINÁRIO ESPECIAL 5 (Intercâmbio de experiências territoriais da renovação do conto no cenário contemporâneo)
10. SEMINÁRIO ESPECIAL 6 (Intercâmbio de experiências territoriais da renovação do conto no cenário contemporâneo)

Ementa: A proposta deste módulo é o de pensar e experimentar a construção de repertório do contador de histórias a partir do estudo de variados tipos de contos. A partir daí cada participante será desafiado a compor uma “estante” pessoal como contador de histórias. Quais os livros que compõem o seu repertório? Como suas leituras direcionam o seu olhar de mundo como narrador de histórias? Estas e outras perguntas estarão presentes ao longo do módulo.

Referencial (básico e complementar):

ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil. Gostosuras e Bobices. São Paulo: Scipione, 1997.
BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 2008.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996.
_________________ Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Editora 34, 2009.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
CAMPBELL, Joseph; tradução Adail Ubirajara Sobral. O herói de mil faces. São Paulo: Cultrix/Pensamento, s.d.
CANTON, K. Os contos de fadas e a arte. São Paulo: Prumo, 2009.
CASCUDO, Luis da Câmara  - Contos Tradicionais do Brasil - Belo Horizonte - Itatiaia / São Paulo - Edusp - 1986 - Série Reconquista do Brasil - 2a. série.
__________ - Geografia dos Mitos Brasileiros - Belo Horizonte - Itatiaia / São Paulo - Edusp - 1976 - 2a. edição - Série Reconquista do Brasil.
COELHO, Nelly Novaes. O Conto de Fadas: símbolos, mitos, arquétipos. São Paulo: Paulinas, 2008.
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
CORSO, D. L.; CORSO M. Fadas no divã. Psicanálise nas histórias infantis. Porto Alegre: Artmed, 2006.
DEWEY, John. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
ESTÉS, C. P. Contos dos irmãos Grimm. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.
___________ O jardineiro que tinha fé. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2006.
GÓES, Lúcia Pimentel. Fábula Brasileira ou Fábula Saborosa: sábia, divertida, prudente, criativa. São Paulo: Paulinas, 2005.
GUÉNOUN, Denis. A exibição das palavras. Uma ideia (política) do teatro. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2003.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens – trad. De João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 2001.
LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de babel. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2004.
MACHADO, Regina. Acordais: fundamentos teórico-poéticos da arte de contar histórias. São Paulo: DCL, 2004.
MAGALHÃES, I. O. Era uma vez: Um breve histórico das histórias para crianças. In: TIERNO, G. (Org.) A Arte de Contar Histórias - Abordagens poética, literária e performática. São Paulo: Ícone, 2010.
MARIA, Luzia de. O que é conto. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.
MORIN, Edgar. Ninguém sabe o dia que nascerá. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
PESESCHKIAN, Nossrat. O mercador e o papagaio. Campinas: Papirus Editora, 1992.
PESSOA, Fernando. A língua portuguesa. São Paulo: Cia. das Letras, 1999.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
REQUIÃO, M. H. P. Um olhar junguiano sobre os contos de fadas. In: SILVA, L. P. B. (Org.) Bruxas e fadas, sapos e príncipes. Os contos de fadas em experiências arteterapêuticas. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2009.
ROMERO, Sílvio. Folclore Brasileiro : Contos Populares do Brasil. Belo Horizonte - Itatiaia / São Paulo - Edusp - 1985 - Série Reconquista do Brasil.


Módulo 4 – Trabalho de Conclusão de Curso
Professor Responsável: Professor Mestre Giuliano Tierno de Siqueira
 Titulação: Mestre em Artes.
Área de formação: Artes.
Disciplinas




Disciplinas a serem cursadas
1. Metodologia da Pesquisa Científica
2. Performances Narrativas II: a relação entre a palavra pública do contador de histórias e a audiência
3. TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) | Artigo científico e Performance Narrativa
4. SEMINÁRIO ESPECIAL 7 (Intercâmbio de experiências territoriais da renovação do conto no cenário contemporâneo)
5. SEMINÁRIO ESPECIAL 8 (Intercâmbio de experiências territoriais da renovação do conto no cenário contemporâneo)


Ementa: Este módulo apresenta os conceitos de pesquisa, métodos e técnicas científicas em suas aplicações na campo narrativo do profissional de contação de histórias. Desenvolve a compreensão do processo de investigação científica, pesquisa bibliográfica, interpretação de dados. Aborda formulação de problema, hipótese, roteiro de pesquisa, coleta em campo e tratamento de dados, proporcionando o conhecimento das normas para trabalhos acadêmicos e das relações entre ciência, paradigmas, conhecimento e históricos de vidas pessoal e institucional. Além disso, prepara o aluno para a apresentação performática final e o orienta para o trabalho de conclusão de curso por meio da feitura de um artigo científico que será apresentado publicamente a uma banca composta por profissionais com notório saber na área do conhecimento da narração oral.

Referencial (básico e complementar):


CASCUDO, Luis da Câmara  - Contos Tradicionais do Brasil - Belo Horizonte - Itatiaia / São Paulo - Edusp - 1986 - Série Reconquista do Brasil - 2a. série.
__________ - Geografia dos Mitos Brasileiros - Belo Horizonte - Itatiaia / São Paulo - Edusp - 1976 - 2a. edição - Série Reconquista do Brasil.
COELHO, Nelly Novaes. O Conto de Fadas: símbolos, mitos, arquétipos. São Paulo: Paulinas, 2008.
FIGUEIREDO, Nebia Maria Almeida de (Org.). Método e metodologia na pesquisa científica. 2ª ed. Florianópolis: Yendis (Letras Brasileiras), 2007.
GÓES, Lúcia Pimentel. Fábula Brasileira ou Fábula Saborosa: sábia, divertida, prudente, criativa. São Paulo: Paulinas, 2005.
LEMOS, André; BERGER, Christa; BARBOSA, Marialva (orgs.) Narrativas midiáticas contemporâneas. Porto Alegre: Sulina, 2006.
LIPOVETSKY, G. Os tempos hipermodernos. Trad. Mário Vilela. São Paulo: Barcarolla, 2004.
MACHADO, Regina. Acordais: fundamentos teórico-poéticos da arte de contar histórias. São Paulo: DCL, 2004.
MONNEYRON, Frederic; LEGROS, Patrick; TACUSSEL, Patrick; RENARD, Jean-Bruno. Sociologia do imaginário. Porto Alegre: Sulina, 2007.
PEREIRA, José Matias. Manual de metodologia da pesquisa científica. São Paulo: Atlas, 2007.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23ª. Edição. São Paulo: Cortez, 2005.